Durante as duas últimas semanas temos estado a trabalhar no Medialab Prado, em Madrid. Viemos para participar na Libre Graphics Meeting (com duas apresentações e um workshop) e para integrar a equipa de orientadores do Interactivos?13, em conjunto com ginger coons, Jennifer Dopazo, Samer Hassan e Vicente Ruiz Jurado.

Esta edição do Interactivos? é dedicada ao tema Ferramentas para um mundo legível e editável. Foram seleccionados 9 projectos para uma maratona intensiva de trabalho, durante duas semanas, nas belíssimas instalações do Medialab Prado.

Pela primeira vez numa edição do Interactivos? vai existir uma curta publicação impressa com documentação sobre o percurso e resultado dos diferentes projectos. Nós tomámos em mãos o trabalho de paginação e desenho da capa, enquanto ginger coons, Femke Snelting e Jennifer Dopazo se encarregam de reunir e editar os materiais necessários.

Seguindo o ritmo de trabalho que aqui se respira, usámos o dia de ontem para fazer brainstorm de ideias, desenvolver os conceitos aqui discutidos e encontrar pistas para o design e identidade gráfica desta publicação. Nos próximos dois dias e meio trataremos de paginar todo o material, rever, imprimir, encadernar e lançar.

Image

A nossa investigação e experimentação com plotters foi a base para a primeira imagem que criámos, para a chamada de projectos deste Interactivos?. Seguindo esta linha continuamos com a exploração da expressividade dos contornos (strokes) das curvas bézier. Chegámos à imagem da capa a partir da iconografia dos diagramas técnicos e axonometrias, num processo de iteração frenético, com variações de composições e posicionamento à volta do carácter I (I-beam, ou cursor de texto).