Image

De 22 a 24 de maio a Libre Graphics Research Unit reúne-se no Porto para o seu último encontro, a conclusão do projeto que faz agora dois anos. O encontro, organizado pela Manufactura Independente com o apoio da Constant, terá lugar nos Maus Hábitos.

A Libre Graphics Research Unit é uma unidade de investigação que reúne várias entidades culturais europeias com o objetivo de aprofundar as possíveis relações entre ferramentas criativas, práticas artísticas e cultura livre. Este encontro é o último numa série de vários que ocorreram em várias cidades pela Europa.

Ao longo destes dias, serão discutidos os vários trabalhos desenvolvidos no âmbito desta unidade de investigação: a Piksels and Lines Orchestra, a plataforma Superglue, o protótipo Graphical Shell, o evento Future Tools, a estação de trabalho Libre Graphics, a iniciativa Tools for a Read-Write World, a publicação Considering your tools: a reader for designers and developers, entre outras.

Em paralelo, será inaugurada uma exposição de livros produzidos com Software Livre e Open Source. No sábado, dia 25 de maio, teremos dois workshops dedicados à publicação, documentação e tipografia.

Este encontro final tem como objetivos estimular a discussão sobre os projetos desenvolvidos no contexto da Libre Graphics Research Unit, terminar a documentação do material produzido ao longo destes dois anos, refletir sobre os resultados e planear colaborações futuras.


Livros com atitude / Books with an attitude*

Inauguração dia 22 de maio, às 21:30, com Manuel Schmalstieg (Greyscale Press)
Design e curadoria: Manufactura Independente (Porto)

De 22 a 31 de maio, a Libre Graphics Research Unit apresenta Livros com atitude / Books with an attitude, uma exposição de livros produzidos com ferramentas digitais livres. Esta exposição, que reúne publicações de toda a Europa, com design e tipografia livres, mostra como o conteúdo, o aspeto e as ferramentas se podem entrançar.

Depois do encerramento da exposição, a coleção reunida vai ser oferecida ao OpenLab ESEV (Viseu), um laboratório de exploração e aprendizagem com software livre.

A lista dos livros e obras que constarão da exposição está disponível em: http://lgru.pad.constantvzw.org:8000/153

* Citando Ward Cunningham, o autor da primeira wiki:
You're browsing a database with a program called Wiki Wiki Web. And the program has an attitude. The program wants everyone to be an author. So, the program slants in favor of authors at some inconvenience to readers.


A cultura da caixa de areia / The sandbox culture

Aymeric Mansoux (Piet Zwart Institute, Willem de Kooning Academie)
Quinta-feira, 23 de maio, às 21:30

Há uma app para isso? Sim, há uma app para isso!
Estas duas expressões comuns resumem tudo: nos dias que correm, a escrita e utilização de software é reduzida ao denominador mínimo, tornando-a num processo banal e consumista.

Quaisquer que sejam as circunstâncias, basta um esfregar de dedos o ecrã do telemóvel e o génio da loja de apps conceder-lhe-á qualquer desejo: não tem tempo para tratar das crianças? Aqui estão umas apps educativas. O temporizador de cozinha estragou-se? Por €0.99 aguarda-o uma variedade de apps para contar o tempo. Se está sem ideias para cozinhar, não sabe que filme ver, o que fazer, de certeza que há uma app que lhe indica isso tudo, melhor que a família ou amigos —  aliás, foram eles mesmos que lhe aconselharam essa dita app, numa troca de mensagens, via outra app. Preocupado com o seu bem-estar? Peça a uma app para gerar umas quantas tabelas e gráficos. Está parado no comboio ou preso no trânsito? Tenha atenção que há apps para o manter atualizado, em tempo real, sobre estas situações inevitáveis. A verdade é que as apps encontraram o seu espaço na vida quotidiana da maioria das pessoas.

A indústria de software conduziu-nos a uma visão do mundo em que tudo pode ser mediado e facilitado por apps. Neste contexto, não deveria ser surpreendente que os processos de criação e fruição artística não sejam exceção. Esta perceção simplificada e publicitária do software, que são as apps, deveria fazer-nos questionar até que ponto a produção e distribuição de arte baseada em software está a acomodar-se e a ser alienada.
Estes serão os pontos de partida para uma análise do software, com particular ênfase nas apps, e da sua relação com a criação artística. As apps servem como a metáfora para o recreio, o espaço de experimentação, seguro e limitado. Em última análise, este efeito de caixa de areia está a contaminar a nossa sociedade noutros níveis, o que conduz a um espaço onde fantasias cibernéticas coabitam e alimentam novas formas de organizar e pensar sobre a cultura, a nível social, económico e político.


Workshops, sábado, 25 de maio, entre as 11:00 — 18:00

FLOSSmanuals, Greyscale Press, Open Source Publishing e Manufactura Independente

Sprint de tradução
FLOSSmanuals é um projeto de publicação de manuais livres, permitindo a sua reprodução, melhoramento e redistribuição por qualquer pessoa interessada. Neste workshop, vamos pegar no manual sobre fontes e tipografia livre, para terminar com uma tradução em português.

Foundry-in-a-box
E se criar uma fundição tipográfica fosse um processo tão direto como publicar num blog? Vamos reunir-nos para, em conjunto, compreender como funciona o esquema de trabalho de desenho de fontes e imaginar formas de o tornar mais rápido, acessível e universal.



Programa completo

Quarta-feira, 22 de maio

10:00 Apresentação de abertura e boas-vindas
11:00 Piksels and Lines Orchestra, Elisabeth Nesheim (Piksel)
13:00 Pausa para almoço
15:00 LGRU-Reader, Alexandre Leray e Stéphanie Vilayphiou (Constant)
17:00 Libre Graphics Workstation, Laura Fernández e Myriam Cea (Medialab Prado)
19:00 Final das sessões
19:30 Pausa para jantar
21:30 Abertura da exposição: Livros com atitude / Books with an attitude

Quinta-feira, 23 de maio

10:00 Co-position, Femke Snelting e Pierre Huyghebaert (via Skype) (Constant)
12:00 Superglue, Mike van Gaasbeek (WORM)
13:00 Pausa para almoço
15:00 Superglue, Mike van Gaasbee e Danja Vasiliev (via Skype) (WORM)
16:00 Libre Graphics Meeting & Interactivos?13, Marcos Garcia, Laura Fernández, Myriam Cea, Femke Snelting e Mónica Cachafeiro (Medialab Prado)
19:00 Final das sessões
19:30 Pausa para jantar
21:30 Palestra por Aymeric Mansoux: The Sandbox Culture

Sexta-feira, 24 de maio

11:00 Discussão geral: resultados gerais do projeto e possibilidades para projetos futuros
13:00 Pausa para almoço
15:00 Sessão de documentação
19:00 Final das sessões
19:30 Pausa para jantar
22:00 Saída em conjunto / Festa (local a anunciar)

Sábado, 25 de maio

11:00 Duas sessões de trabalho, a decorrer paralelamente, orientadas por Manufactura Independente, OSP, Greyscale Press e FLOSS-manuals:
- Sprint de tradução para português do livro Font de FontForge do FLOSS-manuals
- Sessão de brainstorm para o projeto "Foundry-in-a-box"
13:00 Pausa para almoço
15:00 Continuação das sessões (Sprint de tradução / Foundry-in-a-box)
18:00 Final

Local:
Maus Hábitos
Rua Passos Manuel 178, 4º
4000-382 Porto