Há umas semanas atrás, durante um serão e entre leituras de feeds, espreitei o blog de receitas e outros truques, que partilho com algumas amigas. Decidimos, há algum tempo, montá-lo para poder guardar e trocar facilmente coisas entre nós.

Aproveitei a ocasião para visitar a parte de administração e reparei que precisava de uma actualização da versão de Wordpress e dos plugins que temos instalados. Enquanto o fazia, não pude deixar de reparar nos pequenos trechos da letra da música "Hello Dolly" que vão sendo carregados a cada mudança de página da administração. É um daqueles pormenores que me fazem sorrir e encontrar algo coisa mais naquela é uma das maiores e mais poderosas plataformas de blogging disponível livremente.

Pareceu-me uma boa ideia adaptar o plugin ao nosso blog e substituir a Hello Dolly por uma das músicas que costumamos ouvir quando estamos juntas. Em poucos minutos tinha aberto o único documento PHP de que é feito este plugin (localizado em "wp-content > plugins > hello.php"), e estava a editá-lo. Foi mesmo simples porque basta substituir a letra de uma música pela letra da outra, e isso está logo no início do script. A quebra de linhas na letra indica os pedaços em que esta vai ficar dividida. Depois há uma função que vai buscar, aleatoriamente, uma das linhas da letra de cada vez que uma página da administração é carregada. No final, um pedaço CSS serviu para configurar o aspecto e o posicionamento da frase na página de administração.

Fiz upload da minha alteração e estive alguns instantes a trocar entre páginas para ver o que me ia calhando da letra da nova música. Imagino que vai demorar até alguém reparar nessa pequena alteração, mas quando acontecer sei que vai ser uma boa surpresa.

Uma pesquisa por "Hello Dolly plugin" levou-me a um artigo interessante onde se colocava a questão dos direitos do uso desta música. Este plugin faz parte do pacote default Wordpress, que é distribuído com uma licença GPL. A música, por sua vez, está sobre uma licença de uso mais restritiva.

Sem certeza de que este uso encaixa nos termos do 'uso aceitável' (tradução do termo anglofóno fair use), o autor do artigo menciona uma versão alternativa do plugin, em que o Hello Dolly foi substituído pela Free Software Song.

A mesma pesquisa levou-me às páginas de discussão sobre o plugin no site do Wordpress. É engraçado ver que a maioria dos comentários de utilizadores questiona o porquê de incluir um plugin tão inútil na distribuição base de Wordpress. Uma coisa aparentemente sem qualquer uso ou sentido. Só um utilizador partilha uma ideia para alterar o plugin -- poder ter uma música diferente para cada utilizador da administração -- e pede ajuda para a concretizar.

Aqui fica a nossa versão deste plugin, que fizemos para o nosso blog. Chamamos-lhe Hello Libre Graphics, e usamos como texto base o manifesto da revista Libre Graphics. Temos mais algumas ideias para modificar este plugin, que adoramos, e vamos voltar a dedicar-nos a isto mais à frente.